quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Fokker 100 - beta 0.0.1

Caros comandantes, o Prestes Hangar esta semana apresenta um modelo de Fokker 100 melhorado. Esse trabalho foi realizado para atender a necessidade de um novo integrante para a frota da Ares Linhas Aéreas Virtuais. O trabalho foi baseado no Fokker 100 v.2 desenvolvido por Michel Maia, que é um avanço sobre o trablho de Erik Hofman. As novidades para este release são livery selection system, piloto automático, efeito de fumaça para o trem de pouso, novas pinturas com modelo em branco e pequenas correções no FDM.


O Fokker 100 ou Fokker F-100 é uma aeronave de porte médio projetada e construída pela indústria aeronáutica holandesa Fokker para atender mercados domésticos e regionais. Seu lançamento foi anunciado em novembro de 1983, juntamente com o turbohélice Fokker 50. O primeiro vôo ocorreu em 1987. Foi o maior aparelho construído por aquele fabricante.
O nome técnico da aeronave é Fokker 28 MK-0100, e seu projeto básico de fuselagem e asas, de desenho inglês, teve origem em um outra aeronave similar para 60 passageiros, do mesmo fabricante, chamado Fokker F-28.
Porém, difere na sua fuselagem alongada, que acomoda até 108 passageiros, e na motorização Rolls-Royce Tay, que o tornaram mais econômico e silencioso, no limite de ruído Stage III.
A combinação tornou a aeronave ideal para operar em pequenos aeroportos, e deu o conforto e a velocidade de um avião a jato aos passageiros da aviação regional, garantindo-lhe boas vendas.

A primeira companhia aerea a utilizar o Fokker 100 foi a TAM, que soube aproveitar bem a aeronave após a proibição de grandes aviões nos aeroportos centrais do Rio de Janeiro e São Paulo na década de 1980, que fez do modelo o único jato da frota brasileira apto a operar no mais movimentado e lucrativo trecho do país: a ponte-aérea Rio-São Paulo.
Também era a única companhia regional a utilizar jatos em aeroportos pequenos, o que a diferenciava das demais, chegando a contar com 50 aeronaves.
Com a crise nas companhias tradicionais, a TAM logo se transformou na maior empresa brasileira de aviação, e após sua rápida internacionalização, viu-se obrigada a renovar e ampliar a frota, escolhendo para isso a família Airbus, e gradativamente aposentou os aviões holandeses, que a ajudaram a se tornar a gigante de hoje.
Já a OceanAir passou a utilizar o modelo, adquiridos de segunda-mão junto à American Airlines, a partir de 2006, denominando-os de MK-28.
Outra companhia que operou o tipo, dois modelos que acabaram na frota da TAM, foi a extinta TABA.

[ DOWNLOAD ]
[ http://www.4shared.com/file/150137983/c454cbc6/Fokker-100_beta_v001.html ]

Para utilizar o Fokker 100 é necessário que esteja instalado em seu sistema os "pushback"s do CVS. O download pode ser feito neste endereço

sábado, 7 de novembro de 2009

Douglas DC-3


Olá comandantes, fuçando em velhos arquivos que deveriam ser jogados em um DVD de backup, encontrei o meu primeiro trabalho para o FG - o Douglas DC-3 da Varig. Para quem é de POA, ou região metropolitana, sabe que existia um DC-3 legal na frente do antigo Salgado Filho, (SBPA) pertinho do hangar da VEM. Como eu tinha vontade de sair voando naquele DC-3!!
Ok, mas esse primeiro tabalho foi uma pintura sobre a original do DC-3 antigo do FlightGear. Sendo assim, muito rapidamente, eu instalei um sistema de livery select (seleção de pintura para o modo multiplayer e individual) nele e uma saudosa splashscreen (tela de apresentação). O resultado pode ser baixado aqui:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.