sexta-feira, 25 de setembro de 2009

OceanAir - Boeing 757-200



O saudoso Boeing 757-200 ganha novas cores no Prestes hangar, é a pintura da OceanAir - Voando para conquistar você.

O Boeing 757 foi um avião transcontinental, bimotor, de corredor único, produzido pela Boeing. Foi desenhado para substituir os Boeing 727-200, um dos aviões mais populares nas décadas de 60 e 70. Entrou em serviço em 1983. A produção da aeronave foi descontinuada em outubro de 2004, depois de entregar 1050 unidades.
A linha do Boeing 757 era constituída por dois modelos: o 757-200 e o 757-300 (houve um terceiro, o 757-100, que não gerou interesse e não entrou em produção).
O 757 foi criado ao mesmo tempo que o 767, e usava muitos componentes iguais ou semelhantes aos do 767. A cabine e seus instrumentos era comum entre ambos.
O 757 teve algumas variantes, entre elas, o 757-200 , apresentado em 1979, e entrou em serviço em 1983. O 757-300 foi anunciado em 1996 e entrou em serviço em 1999.
No Brasil, o Boeing 757 foi utilizado pela VARIG durante pouco tempo, até sua reestruturação e consequente devolução das aeronaves, em suas rotas de médio alcance, na América do Sul. Atualmente, o avião é usado na companhia cargueira VarigLog. O alcance do 757-300 é de 6.287 km, com peso máximo de decolagem de 115.680 kg.


A OceanAir Linhas Aéreas é uma companhia brasileira de aviação comercial, com sede na cidade de São Paulo. Pertence ao grupo brasileiro Synergy, também controlador das empresas aéreas Avianca e Vip SA. O grupo comandado pelo empresário Germán Efromovich.
A Ocean Air iniciou suas atividades como táxi-aéreo, atendendo a executivos e operários da indústria petrolífera de Macaé e Campos. Em 2002 recebeu autorização do DAC (ANAC) para operar linhas em colaboração com a Rio Sul, do antigo grupo VARIG, de quem herdou rotas e aeronaves. Passou a operar cidades rejeitadas pela antiga parceira, fazendo o chamado transporte regional, para depois ampliar rapidamente sua malha.
Adquiriu alguns aviões modelo Fokker 50, que em 2008 foram retirados de operação, e em 2004 anunciou a aquisição da empresa colombiana Avianca propriedade do magnata Julio Mario Santo Domingo e seu grupo empresarial Bavaria, a mais antiga companhia das américas e segunda mais antiga do mundo.
Em 2006 comprou seus primeiros Fokker 100 junto à American Airlines, mas os batizou pelo nome MK-28, talvez pela imagem negativa que o tipo deixou no Brasil após uma série de acidentes e incidentes. Em seguida iniciou seus vôos para o exterior, na Cidade do México, utilizando aeronaves Boeing 767-300ER. Devido a baixa rentabilidade e o aumento nos custos de combustíveis, a Ocean Air encerrou estas operações e devolveu os Boeing 767 e 757.

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